Orientação profissional ou orientação vocacional?

Em nossa cultura, é forte a associação entre a identidade pessoal e a profissão exercida. É fácil verificar isso nas apresentações de pessoas desconhecidas, o diálogo mais comum se inicia informando o nome e, logo em seguida, “o que você faz da vida”. A resposta para essa pergunta poderia ser, por exemplo, “eu saio com meus amigos”; “eu cuido dos meus filhos”, ou “eu aproveito cada minuto como se fosse o último”. Mas a resposta esperada é: “eu trabalho com…”.

Já em nossa infância, nos perguntam “o que você quer ser quando crescer?”. Novamente, a resposta poderia ser “quero ser alto”, “quero ser uma pessoa legal”, mas o esperado é que se diga “quero ser astronauta”, “quero ser professor(a)” ou outra variação envolvendo uma ocupação profissional.

É comum que, a partir da entrada na escola e de questionamentos como este, diversas opções sejam cogitadas para uma futura profissão, a depender dos interesses do momento e das habilidades e afinidades do indivíduo. E quando chega o momento de optar por uma ocupação profissional, a dúvida é também bastante comum. A própria escola por vezes faz uso dos serviços de um psicólogo ou uma psicóloga para realizar com os alunos um processo de orientação vocacional ou profissional. Em geral, são realizados testes de aptidão que indicam ao estudante a área cujo perfil se assemelha ao perfil do futuro profissional. Porém é bastante comum que, se não for realizado um acompanhamento competente, os testes sejam suficientes apenas para indicar aquilo que o estudante já sabe, além de ter a limitação de, normalmente, incluir apenas profissões que requerem formação acadêmica, e não técnica, por exemplo.

Quando apontamos que existem diferenças entre orientação vocacional e orientação profissional, a distinção central advém do próprio nome: a primeira assume a pressuposição de que as pessoas têm uma vocação, um dom que deve ser empregado na atuação profissional; a segunda abrange de maneira mais ampla, profunda e completa o processo de tomada de decisão envolvido na escolha profissional, sem fechar um diagnóstico a respeito de uma vocação inata, levando em conta as características e interesses do indivíduo, porém considerando aspectos que vão além da mera vocação – e que têm grande impacto sobre a realização profissional de alguém.

Assim, a orientação profissional inclui uma análise cuidadosa dos interessses, habilidades, gostos e disposições do indivíduo, uma análise de características das áreas de atuação de interesse (mercado de trabalho, remuneração, atividades da atuação profissional, características do(s) curso(s) necessário(s), contribuições sociais daquela profissão, entre outros aspectos), um cruzamento cuidadoso de todas essas variáveis de forma que o orientando ou a orientanda possa, a partir dessas informações, realizar uma escolha consciente de qual área profissional seguir. Eventualmente, são utilizados testes psicológicos nesse processo, mas eles servem mais como indicadores de aspectos a serem abordados ou características a serem aprofundadas do que como um fornecedor de respostas definitivas a respeito de que área profissional o indivíduo deveria seguir.

Assim, é indicado que a pessoa em dúvida a respeito de uma futura profissão, seja ela uma profissão de formação acadêmica ou de formação técnica, não baseie sua decisão apenas em testes psicológicos (ou, pior ainda, em testes de revistas e de internet – os testes psicológicos sérios e confiáveis são de uso exclusivo do profissional psicólogo e não estão disponíveis na internet), mas procurem um profissional capacitado para realizar um processo de orientação profissional.

Um grande abraço!

Equipe CooPsi

***

Você também pode gostar de ler:

Orientação e reorientação profissional – escolhendo o seu caminho

Orientação profissional ou orientação para o estudo?

Refletindo sobre: educação superior para quê e para quem?

***

Aproveite que está por aqui, e responda as nossas enquetes sobre hábitos de leitura e sobre dificuldades nos estudos (no menu à direita), e ajude a CooPsi a melhorar cada vez mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s