Para estudar melhor: planejamento

Imagem

Em tempos em que as informações se fazem conhecer cada vez mais rapidamente, em que impera a vontade de aproveitar todas as oportunidades, em que o tempo passa cada vez mais rápido, garantir um tempo para estudar sem fazer para isso um planejamento adequado é uma missão quase impossível.

Na mais tenra idade, já temos muitos compromissos: escolinha, balé, natação, inglês… Depois, as demandas da escola ficam mais extensas, exigindo mais tempo de dedicação, com tarefas de casa cada vez mais complexas, e ainda com outras atividades: aulas de línguas, esportes, tarefas domésticas… Até que chega a época do vestibular, e muitas vezes o tempo de dedicação às atividades de casa é quase equivalente ao tempo que se passa em sala de aula. Passa-se no vestibular e a faculdade, com horários mais flexíveis, mas com trabalhos mais complexos e extensos, exigem um tempo muito grande.

Nessa situação, muitas vezes outras facetas da vida do estudante acabam ficando para segundo plano para tentar garantir o estudo, que, até por conta do excesso de tempo dedicado a ele, pode se tornar cansativo e ineficiente.

Mas é possível dar conta de todas as atividades de estudo, sem deixar de garantir uma alimentação adequada, horas de sono suficientes, tempo para lazer e para fazer atividades físicas. E, com as outras esferas da vida “em ordem”, os estudos se tornam tarefas menos cansativas.

Para isso, é essencial planejar os momentos de estudo, definindo início, final, intervalos e conteúdo a ser feito, com base no seu rendimento e no quanto uma atividade de estudo é mais ou menos prazerosa, colocando na agenda também as outras atividades que se deve fazer no dia, semana ou mês, de acordo com as estratégias de preferência de cada um.

No início, planejar (e, principalmente, seguir o planejamento) pode ser difícil, mas com perseverança, aos poucos, os resultados ficam claros e planejar se torna algo incorporado à rotina.

Embora muitas vezes isso não seja suficiente, certamente é um grande facilitador para a organização e cumprimento dos estudos e de outros afazeres da vida.

Se você tiver alguma experiência, dúvida ou contribuição, compartilhe conosco! Será um prazer conversar com você!

Um grande abraço!

Equipe CooPsi

Fonte da imagem

Anúncios

Uma resposta em “Para estudar melhor: planejamento

  1. Pingback: Para estudar melhor: iluminação | CooPsi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s