Para estudar melhor: estudo ativo

Como já citamos diversas vezes, todos sabem a importância de estudar, porém dificilmente alguém nos ensina as melhores formas de estudar. Uma das grandes dificuldades é a postura em relação ao estudo. Leitura ou exercícios não significam necessariamente a aprendizagem, muitas vezes suprem apenas a memorização, e outras vezes nem mesmo isso.

Estudar ativamente significa se portar como interlocutor daquela informação, e não apenas como receptor. Há diversas técnicas que favorecem o estudo. Uma delas é o clássico “grifar o mais importante”. Porém, como saber o que é o mais importante?

Estudar é uma atividade complexa, que não começa e termina no momento da sessão de estudos. Identificar as informações mais importantes em um texto, por exemplo, se torna mais eficiente se você prestou atenção ao conteúdo quando foi tratado em sala de aula, ou se você procura relacionar, durante a leitura, aquelas informações com outras coisas que já aprendeu. Se mesmo assim seu texto fica parecendo com o Derp acima, então provavelmente você não está conseguindo identificar e corrigir a causa do problema.

Os professores podem ter um papel muito importante no estudo ativo, orientando os alunos a respeito das informações mais importantes. Essa parceria pode trazer muita satisfação a ambos os lados. Para saber mais sobre a relação professor aluno, clique aqui e leia mais um de nossos posts.

Um forte abraço!

Equipe CooPsi

Fonte da imagem

Anúncios

Uma resposta em “Para estudar melhor: estudo ativo

  1. Pingback: Para estudar melhor: iluminação | CooPsi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s