Os desafios dos pais no acompanhamento dos estudos dos filhos

Imagem

Na sociedade contemporânea, as coisas vêm acontecendo cada vez mais rápido. As exigências sociais, a entrada da mulher no mundo do trabalho formal, a inflação, e outros inúmeros fatores fizeram com que pais e mães se distanciassem de seus filhos, delegando cuidados, desde a mais tenra idade, a instituições tais como creches ou escolas, ou a profissionais, como babás ou professores particulares.

É impossível deixar de reconhecer o fato de que os pais enfrentam dificuldades para cumprir todas as exigências que o mundo de hoje demanda. Uma delas é o importante papel que os pais exercem na educação de seus filhos, mantendo-os motivados e servindo de modelo (o que envolve se comportar da forma como gostariam que a criança ou adolescente se comportasse, incluindo aí os estudos). Estar presente nos momentos de estudo dos filhos faz parte da construção de um forte alicerce para que eles sejam aprendizes e estudiosos, para além das boas notas e do comportamento adequado.

Estar presente no momento de estudo por si só já é um desafio, porém não é o suficiente. É comum acontecer de, na tentativa de promover um futuro melhor para os filhos, os pais acabarem involuntariamente trazendo alguns prejuízos para os bons hábitos de estudo das crianças. Punições, exigência de muitas horas de estudo, cobrança de resultados além da capacidade da criança, podem parecer soluções aos problemas de estudo dos filhos, porém a médio e longo prazo, podem trazer consequências negativas.

Então, o que se deve fazer? Em primeiro lugar, o diálogo é importantíssimo. Conhecer a criança, saber do que ela gosta, quais são suas dificuldades, que tipo de condições podem estar prejudicando (sono? fome? tensão? barulho? TV?), é fundamental para poder tornar o estudo o mais agradável possível. Prestar atenção ao que a criança faz enquanto estuda e quais são os conteúdos problemáticos pode fazer muita diferença – não adianta apenas “estar presente”, com a cabeça em outro lugar, esse momento é de interação positiva, carinho e orientação. Se não for possível estar junto à criança no momento de estudo, orientar outra pessoa para que ela assuma esse papel é uma saída.

É claro que muitas outras dúvidas podem aparecer no processo de supervisão de estudos, uma vez que os próprios pais tiveram que aprender a estudar por conta própria e muitas vezes não conhecem as soluções e estratégias mais apropriadas. Além disso, prestar atenção à criança pode levar à identificação de problemas que antes estavam camuflados e que podem trazer insegurança e dúvidas para os pais e supervisores de estudo.

-Como começar a supervisionar meu(minha) filho(a), agora que sei que é tão importante?
-Qual é a melhor forma de interagir com meu filho ou filha durante a sessão de estudos?
-A partir de que idade a supervisão é necessária?
-O quanto posso interferir para que ele(a) aprenda a estudar, e eu não faça as atividades por ele(a)?
-Quais são as estratégias mais eficientes para que o estudo seja prazeroso e eficaz?
-Como lidar com o mau comportamento da criança ou adolescente durante os estudos?
-Como instruir outra pessoa para supervisionar os estudos?

As respostas para essas e outras questões que possam aparecer são diferentes para cada pai ou mãe, cada criança, cada tipo de família, cada casa, cada situação de estudo… Portanto, se você tiver dificuldades para encontrar as respostas sozinho(a), vale a pena procurar um profissional qualificado para identificar os problemas, ajudar a encontrar soluções e ensinar técnicas para que você seja um supervisor de estudos cada vez melhor para o(a) seu(sua) filho(a)!

Conte conosco!

Um grande abraço!

Equipe CooPsi.

Fonte da imagem

 

 

 

Anúncios

2 respostas em “Os desafios dos pais no acompanhamento dos estudos dos filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s