Para estudar melhor: Ergonomia

No momento de estudar, são tantos os fatores que podem trazer influências negativas, que muitas vezes no cotidiano os estudantes conseguem identificar o efeito: cansaço, visão prejudicada, dor nas costas, sono, falta de concentração; mas não a causa.

Entre as possíveis causas de problemas no rendimento dos estudos está a ergonomia, que nada mais é do que a adequação física da situação do estudo para o corpo do estudante. A postura, a altura da cadeira, as características da mesa e até mesmo do material escolar podem ser causadores de grandes desconfortos, contribuindo para que o estudo se torne maçante, cansativo, desmotivador.

Adotar uma postura adequada (que, é claro, é muito diferente da que o nosso colega da tirinha está usando), com as costas retas e apoiadas; os braços flexionados ao lado do corpo, preferencialmente com os cotovelos apoiados; a cadeira em uma altura que possibilite apoiar os dois pés no chão, que não seja muito dura (nem muito mole); a mesa em uma altura em que você não precise se curvar ou erguer o queixo para enxergar… são algumas características ergonômicas que podem trazer conforto ao estudar, mas não o suficiente para um relaxamento grande ao ponto de dar sono. Se ainda assim você sentir que precisa se curvar para ficar confortável, pode ser que você esteja com algum probleminha de saúde (na coluna ou na visão), que está dificultando seus estudos.

Assim, é sempre importante procurar saber a origem do problema, para além do mero sintoma (p. ex., combater o sono durante o estudo tomando café ou pó de guaraná em excesso é mais um problema do que uma solução). E o melhor meio de garantir que a causa seja identificada e resolvida é contar com o apoio de um orientador capacitado.

Estamos à disposição!

Um grande abraço,

Equipe CooPsi

Fonte da imagem

Anúncios

Uma resposta em “Para estudar melhor: Ergonomia

  1. Pingback: Para estudar melhor: iluminação | CooPsi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s