Eu jogo, tu jogas, ele joga, Todos jogam. E quem estuda?

Com acesso a internet e o aumento das cidades, o que por vários motivos dificultou para as crianças brincar na rua com outras e também permitiu que adolescentes e adultos pudessem se encontrar com maior facilidade,  o uso do videogames e outros jogos, como os encontrados em redes sociais, se tornou bastante popular. Trata-se de um meio de lazer que está sempre próximo das crianças e de outros jogadores de todas as idades.

Mas com tal proximidade e facilidade de acesso, os jogos de videogame e computador acabaram muitas vezes por ganhar o título de “vilões”, especialistas em impedir que pessoas estudem, em gerar a perda de tempo e em fazer pessoas procrastinarem seus afazeres.

Quantas vezes se ouve que, por estarem jogando videogame, ou na internet, ou em redes sociais, alguém deixou de estudar, ou dormir, ou fazer o trabalho que devia?

Mas será que os jogos e a internet são apenas vilões? Quantas vezes a internet não foi também a melhor forma de pesquisa para estar atualizado sobre o mundo ou para fazer aquele trabalho da escola ou faculdade?  Ou nos fornecendo dicas que auxiliam no nosso dia-a-dia, como este nosso blog?

Ainda, quantas vezes não surgiram curiosidades e incentivos a aprender um novo idioma por causa de um videogame?  Ou surgiu o interesse em saber sobre história ou mitologia por causa de um nome referente a isso citado em jogo? Quantas vezes não encontramos em jogos um forma de treinar algumas habilidades, como o raciocínio lógico, estratégico, matemático…?

E agora, é realmente possível chamá-los de “vilões” do estudo?

A verdade é que as coisas em excesso podem nos fazer mal. Assim como alimentos (um pouco é bom para todos, mas os excessos podem trazer sérios prejuízos); o mesmo ocorre com os jogos e internet. É necessário ter um tempo para o lazer, para se divertir, mas é preciso também estudar e fazer outras atividades, sempre dosando o tempo necessário para cada atividade. Equilíbrio é a palavra chave.

Se conhecer, saber de suas necessidades pessoais, organizar seus horários, sua agenda e seguir os horários estipulados para realizar as atividades são estratégias para se chegar a um equilíbrio. Mas isso, ás vezes, não é tão é simples. Os estudos muitas vezes são atividades que trazem consigo uma sensação de obrigação, de cobrança, o que dificulta perseverarmos na atividade, especialmente quando temos um forte concorrente, como um videogame, um jogo, ou a internet, que são atividades que nos dão prazer. Mas com um pouco de esforço inicial e vontade podemos transformar atividades difíceis como o estudo em momentos mais fáceis e até prazerosos.

Além disso, é importante ressaltar a possibilidade de utilizar a internet e os jogos como ferramentas educativas, o que deve ser cada vez mais utilizado pelas escolas e universidades, desde que observada e respeitada a necessidade de dedicar horas aos exercícios e trabalhos, à saúde, ao lazer, à vida amorosa…

Para assegurar que o videogame e o computador não se tornem atividades concorrentes, que dificultem o estudo, é possível tomar algumas atitudes, como: não estudar no mesmo ambiente que estão o computador e o jogo de videogame, programar-se para jogar após fim de uma sessão de estudo e até programar também o tempo que o estudioso terá para ficar no videogame ou internet, considerando outras atividades que devem ser feitas.

Outros posts desse blog falam mais sobre como estudar pode ser prazeroso, a importância do equilíbrio, e como adquirir bons hábitos de estudo. Abaixo seguem alguns exemplos:

Caso isso não seja suficiente, e precise de ajuda maior para organizar seus horários e para criar bons hábitos de estudos, os profissionais da CooPsi São Carlos estão capacitados a te ajudar. Consulte-nos!

Um grande abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s