Orientação e Reorientação profissional – escolhendo o seu caminho

Você passa anos na escola, aprendendo milhares de coisas, conhecendo pessoas, crecendo fisica e emocionalmente… E então chega a “reta final” e você precisa escolher uma profissão. Ou então você já escolheu sua profissão, está cursando uma faculdade, ou já terminou o curso, e surgem dúvidas a respeito do caminho que escolheu.

A orientação e reorientação profissional surge, nesses momentos, como oportunidade de realizar uma escolha ou re-escolha mais adequada, aprender a tomar decisões, se conhecer melhor e ampliar a probabilidade de fazer uma carreira de sucesso, aliando o padrão de vida desejado e a realização de atividades prazerosas.

Não é fácil escolher um caminho. As matérias da escola nem sempre correspondem às competências de atuação profissional nas diferentes áreas, e mesmo conhecer as disciplinas da faculdade não significa necessariamente conhecer o âmbito de atuação profissional. Conhecer o curso é uma das variáveis importantes para fazer uma boa escolha, ao lado de muitas outras como o autoconhecimento, a independência para tomar decisões, as perspectivas para o futuro, etc.

O jeito mais eficiente de aprender a fazer uma escolha adequada é contando com o apoio de profissionais especializados, que possuem capacitação para orientar sua escolha ou re-escolha profissional.

Diferente da noção clássica de “orientação vocacional”, trabalhamos com orientação profissional, que assume que todos somos capazes de aprender as competências necessárias para seguir determinados caminhos, e que não nascemos prontos, com dons ou vocações para determinadas profissões, mas nossos gostos, habilidades e atitudes são resultados de um processo longo de aprendizagem ao longo de nossas vidas.

Outra diferença em nosso serviço ao que comumente encontramos no mercado é a participação ativa do cliente no processo de orientação. Não aplicaremos testes para dar uma resposta ao sujeito, mas construiremos em conjunto com o cliente a habilidade de realizar uma escolha que leve em consideração os aspectos mais importantes, uma habilidade que você poderá utilizar para realizar escolhas posteriores, mesmo em outras áreas de sua vida.

Saiba mais sobre esse novo serviço que oferecemos! Entre em contato conosco! Estamos à disposição!

Um grande abraço,

Equipe CooPsi.

Anúncios

2 respostas em “Orientação e Reorientação profissional – escolhendo o seu caminho

  1. Pingback: Orientação Profissional ou Orientação para o Estudo? | CooPsi

  2. Pingback: Orientação profissional ou orientação vocacional? | CooPsi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s