Procrastinação

Procrastinação? Que palavra horrível é essa? Deve ser palavrão…

Não, queridos leitores. Procrastinação é nada mais nada menos do que o famoso comportamento de “enrolar” para fazer algo. Como na charge acima, em que nosso amigo Derp se esforça para iniciar os estudos, mas acaba decidindo ficar um pouquinho no Facebook.

É muito provável que algo parecido com isso já tenha acontecido com você. Você tem um tempo determinado para estudar, sabe que é necessário, mas outras tarefas são muito mais motivadoras e dão muito mais prazer do que o estudo, como ficar no Facebook, assistir TV, conversar com amigos, ou até mesmo fazer faxina! O que era para ser só “um pouquinho” de descanso acaba tomando uma parcela importante do tempo disponível para o estudo, e o que sobra acaba sendo insuficiente (às vezes, até desistimos completamente de estudar naquele momento).

Se isso está acontecendo com você, é um sinal de que algo vai mal na sua relação com os estudos. Significa que estudar não está sendo motivador, mesmo que você saiba de sua importância e mesmo que, às vezes, procrastinar te traga consequências negativas (como uma nota abaixo da média, reclamações de seus pais, ou mesmo a repetência). Como já abordamos num texto anterior, é possível aprender a gostar de estudar. Para isso, você vai precisar de algum esforço inicial, planejando sua sessão de estudos e resistindo às tentações. Se estiver muito difícil, experimente começar com alguma atividade que possua semelhanças com o estudo (ler uma história em quadrinhos ou desenhar, por exemplo), apenas tome cuidado para não se deter muito tempo nessa atividade. Planeje um pequeno tempo para isso e inicie os estudos imediatamente após esse tempo. Deixe para fazer outras atividades apenas ao final da sessão de estudos, isso vai servir como um prêmio por você ter conseguido estudar sem procrastinar!

Mas lembre-se, para cada pessoa, muitos fatores estão envolvidos nos problemas com os estudos, incluindo a procrastinação. Estas dicas funcionarão melhor para algumas pessoas e nem tanto para outras. Assim, a melhor maneira de garantir que seus hábitos de estudo mudarão para melhor e de forma duradoura é com o acompanhamento de profissionais capacitados para isso! Estamos à disposição!

Um grande abraço!

Equipe CooPsi.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s