Um norte para o desenvolvimento de bons hábitos de estudo

Quem pretende estudar melhor pode começar observando o próprio comportamento de estudo. Mais importante que qualquer regra (“é necessário absoluto silêncio para estudar”, “ler é o único jeito de aprender ciências humanas”, etc.), o autoconhecimento permite que o estudioso elabore as próprias regras para o estudo, com maior chance de funcionarem.

A melhor forma de se conhecer é observar as próprias experiências, tanto as do passado quanto as mais recentes. É possível também experimentar, ou seja, tentar novas formas de estudar e avaliar se dão bons resultados. Se der certo, o estudioso pode formular uma regra “sob medida” para si mesmo. Por exemplo: “devo estudar de manhã, pois nesse período rendo mais e por mais tempo”. Uma outra pessoa pode render melhor à noite, talvez até de madrugada!

O importante é que as regras não sejam alienantes. Quem estuda deve saber não só o que está sendo estudado, mas também o porquê de estar sendo estudado daquela forma. Assim, o estudioso tem condições de continuar no caminho certo ou, se necessário, fazer alterações que garantam um estudo prazeroso e com bons resultados.

Os profissionais da CooPsi têm experiência em investigar o que pode afetar a qualidade do estudo de cada um, ajudando você a se conhecer melhor. Conte conosco!

Anúncios

Uma resposta em “Um norte para o desenvolvimento de bons hábitos de estudo

  1. Pingback: Orientação Profissional ou Orientação para o Estudo? | CooPsi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s