Você sabia que… é possível aprender a gostar de estudar?

E chegamos ao último post da série “Você sabia que…”, sobre o último tópico do nosso flyer! Em breve, postaremos mais textos desse tipo!

Aproveitamos para agradecer todos que têm visitado nosso blog e nos seguido no Facebook. Ontem batemos nosso recorde de visitações em um mesmo dia! Obrigado, pessoal!

Vamos ao post…

***

Você sabia que…

3) É possível aprender a gostar de estudar?

Desde que entramos na escola, e, às vezes, até antes, nos informam que é importante e necessário que a gente estude para obter sucesso profissional, ganhar dinheiro, ter uma vida boa… Porém ninguém nos ensina de que forma estudar de maneira eficiente e prazerosa, favorecendo a aprendizagem. Acabamos, influenciados por pais, professores e colegas, a desenvolver características para nosso estudar que não são necessariamente adequadas, o que pode trazer dificuldades de aprendizagem de determinados conteúdos, especialmente daqueles que não possuímos muita afinidade.

O desconhecimento das consequências diretas do estudo gera uma sensação de que aquilo não nos será útil, essa sensação nos traz desmotivação para nos dedicarmos ao estudo. Isso, associado com a pressão por mais tempo estudando, notas melhores, tarefas concluídas, resultados alcançados, nos deixa ansiosos. Essa ansiedade é potencializada pelo volume crescente de conteúdos a aprender e tarefas a concluir conforme vamos avançando em nossa vida acadêmica. Assim, com o tempo, aprendemos a nos sentir ansiosos antes e durante momentos de estudo e de avaliação, essa ansiedade dificulta nossa concentração, o que por sua vez aumenta as chances de uma avaliação pobre, devido à aprendizagem não ter ocorrido ou se consolidado (ou mesmo, devido aos “brancos” que essa ansiedade causa!), criando um círculo vicioso. O resultado pobre pode nos frustrar, especialmente quando passamos muito tempo estudando, além das reações das outras pessoas que podem ser muito desmotivadoras para continuarmos estudando. Podemos, ainda, ter a sensação de que não vamos dar conta ou de que não somos capazes de aprender! Estudamos “por obrigação”, ou seja, porque se não estudarmos, as consequências serão negativas, e não “por prazer”, ou seja, porque se estudarmos as consequências serão positivas.

Assim como nós aprendemos a nos sentir assim, a não gostarmos de estudar, a tentar fugir dos estudos e criar estratégias que nos permitam atingir determinados resultados sem ter estudado (como, por exemplo, colar em avaliações), que servem apenas para enganarmos a nós mesmos, podemos também aprender a gostar de estudar e, aos poucos, transformar o momento do estudo em uma situação que nos dá prazer. Isso depende, é claro, de adotarmos hábitos de estudos mais adequados e de nos recompensarmos por isso com um descanso, um passeio, uma pequena comemoração a cada intervalo, a cada avanço… Depende também, de prestarmos atenção às consequencias naturais de aprender estudando: reconhecer uma informação quando lemos algum livro ou assistimos TV, poder conversar com amigos e colegas sobre coisas que antes não conseguíamos opinar, entre outras coisas, acontecem naturalmente como consequência da nossa aprendizagem. Com o tempo, estudar se tornará automaticamente gostoso, não necessariamente sem dificuldades, mas nós podemos passar a encarar as dificuldades não mais como empecilhos, mas como desafios!

Claro que aprender a gostar de estudar requer esforço, perseverança e trabalho, mas os resultados valem todo o esforço investido – de fato, é um investimento e há muito mais consequências positivas de nos tornarmos estudiosos (e não apenas estudantes) além de sucesso acadêmico e profissional.

E lembre-se: a melhor forma de aprender mais sobre seu funcionamento ao estudar e as melhores maneiras de lidar com suas dificuldades é conversando com profissionais capacitados para te ajudar. Conte conosco!

Um grande abraço!

Equipe CooPsi

Anúncios

19 respostas em “Você sabia que… é possível aprender a gostar de estudar?

    • Olá, Guilherme! O caminho para gostar de estudar requer uma análise detalhada da sua situação. Não há fórmulas mágicas, mas há técnicas e alternativas relacionadas à sua organização, seu local de estudo, seu método de estudo, suas distrações que, com a orientação de um profissional competente, ajudarão a eliminar o máximo possível de fatores que tornam o estudo uma atividade desagradável e inserir condições para que, pouco a pouco, se torne um prazer. Estamos à disposição para entender melhor sua situação e ajudá-lo a estudar melhor! Entre em contato pelo e-mail coopsi.saocarlos@gmail.com ou pelos telefones que estão listados em nossa página de contatos. Boa sorte!

    • Oi Guilherme! Existem várias técnicas, a depender do problema específico. Por isso, procurar um profissional para te orientar é a melhor saída – as dicas do blog podem ajudar, mas não são garantidas, já que, como diz o poeta, cada caso é um caso. Boa sorte e, se precisar, nos contate!

  1. tipo sendo sincera não gosto de estudar mais sei que preciso estudar mais eu nei sei como estudar ficor atrapanha bom min faltar até as palavras ja pensei em até fazer simpatia para gosta de estudar SOCORRO

  2. Ola, meu nome e Italo, tenho 19 anos estou no serviço militar obrigatório, gosto muito da carreira militar, desejo ser um militar para sempre, queria ingressar na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) porem e muito concorrido e tenho que estudar para passar no concurso, e eu não consigo aprender a estudar, gostaria de receder ajuda, se pudessem me ajudar com dicas de como estudar eu ficarei grato.

  3. Olá, preciso muito de ajuda, pois sou uma mulher com 32 anos, e nunca gostei de estudar. Hoje sinto na minha vida profissional e pessoal a falta que me faz o estudo. PEÇO AJUDA POR FAVOR!!!

    • Olá Franciele, tudo bem? Voltar a estudar é sempre um desafio, mas se vc está realmente motivada a isso, então podemos te ajudar! Por favor, entre em contato conosco pelo e-mail, assim podemos entender melhor as suas dificuldades e ajuda-la a resolve-las! Coopsi.saocarlos@gmail.com. Abraços!

  4. hoje peguei no caderno para estudar busquei todo tipo de dicas ,mas ainda n sei o que ,e como estudar por favor ajude-me eu tenho uma prova do enem pra fazer e n sei se vou passar assim

    • Oi Antoniel, tudo bem? Por favor entre em contato conosco por e-mail ou pelo telefone (16)31167022 para que possamos te ajudar. As dicas podem ajudar, mas na maioria das vezes não são suficientes – mudar hábitos e aprender coisas novas depende de vários fatores, por isso provavelmente vc está tendo dificuldades mesmo tendo procurado as dicas. Aguardamos seu contato!

  5. Gostei muito das dicas. O estudo é algo essencial para nós alem de nos dar conhecimento nos enriquece muito intelectualmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s