Você sabia que… estudar para o vestibular é diferente de estudar para a faculdade?

2) Estudar para o vestibular é diferente de estudar para a faculdade?

Enquanto os temas para o vestibular são diversos, abrangendo áreas do conhecimento tão diferentes como matemática e história, os temas da faculdade são mais aprofundados e com uma certa diversidade, mas relacionados a uma temática central: a formação para a atividade profissional que você escolheu.

A rotina de um estudante de colegial ou de cursinho é bem diferente da de um estudante universitário. O primeiro recebe um volume grande de exercícios e pequenos trabalhos para a “fixação” da matéria apresentada em sala de aula, enfocando a memorização de determinadas informações para responder corretamente às questões do vestibular. Simulados, provinhas e outras estratégias são utilizadas para preparar o aluno para as provas de admissão das universidades. Já na faculdade, os exercícios tendem a requerer um nível de raciocínio mais aprofundado e trabalhos maiores e mais complexos do que os do colegial e do cursinho, não enfocando a memorização de informações, mas a compreensão de conhecimentos e técnicas importantes para o futuro exercício profissional.

Cada um dos momentos possui características, dificuldades e facilidades típicas, e, portanto, requerem estratégias e condições de estudo bastante diferentes. Na preparação para o vestibular, você possui o acompanhamento constante de seu progresso acadêmico com a ajuda de professores, colegas e, muitas vezes, de pais ou familiares, sendo mais comuns tarefas e exercícios individuais e escritos. Após ele, são mais comuns os trabalhos em grupo e as apresentações orais, com menor supervisão por parte dos professores e a família, muitas vezes, ausente no momento do estudo. Além disso, outros aspectos do cotidiano do estudante são diferentes: horários, atividades concorrentes, ambientes mais ou menos adequados ao estudo, alimentação e lazer, são fatores presentes em ambas as situações, mas com características muito diversas.

Tudo isso faz com que seja essencial adaptar seu jeito de estudar para uma situação ou para outra, de forma a tornar o momento de estudo uma situação prazerosa e eficiente, sem se sobrepor a outras atividades importantes do dia-a-dia de um jovem em formação.

E lembre-se: a melhor forma de aprender mais sobre seu funcionamento ao estudar e as melhores maneiras de lidar com suas dificuldades é conversando com profissionais capacitados para te ajudar. Conte conosco!

Abraços!

Equipe CooPsi

Anúncios

Uma resposta em “Você sabia que… estudar para o vestibular é diferente de estudar para a faculdade?

  1. Pingback: Orientação Profissional ou Orientação para o Estudo? | CooPsi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s