Você sabia que… estudar por muito tempo não implica aprender melhor o que foi estudado?

Divulgação CooPsi

Os próximos posts de nosso blog abordarão com mais detalhes cada uma das questões sugeridas em nosso material de divulgação. Começando hoje, incluiremos um post por dia dando conta dessas três questões. Fiquem à vontade para comentar e sugerir outras questões para abordarmos no blog!

***

Você sabia que…

1) Estudar por muito tempo não implica aprender melhor o que foi estudado?
Despender tempo em excesso estudando um mesmo assunto pode significar que existem condições dificultando a aprendizagem, como por exemplo, problemas de concentração, características inadequadas em seu local de estudo ou o uso de um método de estudo pouco eficiente.

A aprendizagem depende de outros fatores, para além do tempo que você dedica ao estudo. Por exemplo, seu nível de cansaço antes e durante o estudo, a quantidade e intensidade de interrupções durante o estudo, o volume de informações a ser estudadas, já ter aprendido coisas essenciais para a compreensão da nova informação, a afinidade com o assunto, entre outras condições, podem ter maior influência sobre a melhor aprendizagem do que o tempo que se passa estudando.

Existem técnicas para otimizar o rendimento ao estudar, cuja eficácia varia de pessoa para pessoa. Para poder compreender qual a melhor forma de otimizar o seu estudo, é importante saber como é sua rotina de estudos, qual é seu grau de afinidade e dificuldade em relação àquele assunto, quanto tempo você rende bem sem se cansar, entre outras informações. Realizar intervalos programados durante o estudo, bem como técnicas de estudo ativo podem ser facilitadores.

E lembre-se: a melhor forma de aprender mais sobre seu funcionamento ao estudar e
as melhores maneiras de lidar com suas dificuldades é conversando com profissionais
capacitados para te ajudar. Conte conosco!

***

Abraços e até amanhã!

Equipe CooPsi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s